História do projeto

Motivação - enfrentamento aos danos psicossociais causados pela pandemia da COVID-19

Este projeto teve origem a partir dos diálogos entre docentes de saúde mental da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e da Universidade de Brasília (UnB), e do anseio dessas pesquisadoras em contribuir com medidas de apoio psicossocial para o enfrentamento da pandemia da COVID-19.

Desde o início da pandemia, esses diálogos impulsionaram as pesquisadoras ao trabalho árduo e reflexivo de buscar alternativas viáveis, no momento, para integrar diferentes perspectivas e potencialidades num sentido e movimento único, voltado ao trabalho de articulação entre pesquisa e extensão, jamais deixando de lado as demandas específicas por saúde mental, pertinentes à população geral e aos grupos de maior vulnerabilidade ao adoecimento.

Nos diálogos, com início no mês de março de 2020, foram compartilhadas experiências da UnB na promoção de apoio em saúde mental à comunidade acadêmica, ao mesmo tempo em que chegavam demandas da UESC, por apoio aos estudantes, docentes e servidores da instituição. Evidências da literatura foram pesquisadas para que pudessem orientar como desenvolver esse apoio e dar respostas às demandas. Nesse percurso, algumas ações também já eram implementadas e/ou planejadas, através dos projetos de extensão “Espaço Psi – UESC” e “Integrando Saúde Mental e Saúde da Família”, sendo a continuidade de trabalhos que já vinham sendo realizados junto aos acadêmicos da UESC e junto à comunidade geral. Daí surgiu a ideia para elaboração de um projeto que pudesse articular ação e pesquisa, durante oferta de intervenções terapêuticas online, nomeadas de e-terapias.

Desde sua idealização, o projeto foi intitulado de Efetividade de e-terapias psicossociais no enfrentamento da pandemia do covid-19. E-terapias foi um termo encontrado nos Descritores da Saúde da Biblioteca Virtual à Saúde e que define “aconselhamento conduzido por meio eletrônico ou de outras formas de interação não presencial”. O termo foi adaptado para uso no projeto, a fim de nomear as intervenções terapêuticas que seriam desenvolvidas através das mídias sociais, com enfoque no modelo de atenção psicossocial, em especial, os princípios voltados à valorização de respostas multidisciplinares e singulares aos contextos de vida das pessoas, grupos e comunidade em geral. A parceria com pesquisadores da UnB seria mantida, a partir do compartilhamento de tecnologias e da oferta de algumas e-terapias, além das atividades de pesquisa.

Em momento posterior, em 14 de abril de 2020, o Núcleo de Saúde Coletiva da UESC criava o GTSM – Grupo de Trabalho em Saúde Mental, cujos integrantes foram convidados a participar do projeto em suas fases de desenvolvimento e execução, evento que ampliou possibilidades de respostas e acrescentou arte, beleza e conteúdo ao cardápio de e-terapias ofertado no site.

Em 07 de maio de 2020, o projeto foi inserido na Plataforma Brasil, para apreciação dos aspectos éticos envolvendo pesquisa com seres humanos. Em 02 de junho deste mesmo ano, esse anseio tornou-se realidade, e o projeto foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, sob o parecer de número 4.063.178, e CAAE 31567220.5.1001.5526. Na Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UESC, o projeto foi aprovado, em 18 de junho de 2020, em sua 143a reunião, e cadastro PROPP de número: 0006046-53.

Pelo fato do isolamento social ainda ser medida de controle no enfrentamento da COVID-19 e considerando impactos no período pós-pandemia, o projeto pretende se aprimorar no apoio psicossocial, frente aos crescentes problemas, como depressão, estresse, ansiedade e risco de suicídio. E, sendo online, poderá atingir públicos para além das regiões de entorno das instituições envolvidas.

No momento, consideramos o lançamento deste site, com muita gratidão a Deus pelo que foi e será produzido. Gratidão especial ao Núcleo de Saúde Coletiva, ao GTSM, aos docentes envolvidos nas e-terapias das universidades envolvidas, aos apoiadores técnicos que escreveram também o projeto, aos docentes e colaboradores responsáveis pela criação gráfica do site e à Equipe de Gestão do Departamento de Ciências da Saúde e demais instâncias da UESC. Assim, pretendemos ser importante programa no apoio à saúde mental da população, preservação da vida, esperança e inovações para o cuidado, em tempos de COVID-19 e também em momentos futuros.